Começou a Campanha de Vacinação Contra a Influenza em Piracanjuba

19 ABR 2017
19 de Abril de 2017
por Danylo Telles:

Começou nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Em Piracanjuba, a expectativa é que 5.800 pessoas sejam imunizadas. Piracanjuba conta com 6 locais de vacinação e as doses serão aplicadas dentro de um cronograma para os grupos considerados prioritários. Os primeiros a receber as doses são os trabalhadores da saúde (veja datas abaixo).

As doses da vacina são destinadas a pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses de idade até quatro anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, indígenas, grávidas, puérperas - mulheres até 45 dias após o parto - , portadores de doenças crônicas mediante prescrição médica, detentos, adolescentes e jovens internados em medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional.

Serão distribuídas 1,5 milhões de doses da vacina em Goiás, sendo 6 mil para Piracanjuba. No ano passado, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, nenhum caso de H1N1 foi registrado no município.

 

Cronograma de aplicação da vacina em Piracanjuba:

17 a 20 de abril – trabalhadores da saúde

24 a 28 de abril – idosos

2 a 5 de maio – grávidas, puérperas e crianças

8 a 12 de maio – portadores de doenças crônicas

13 de maio – Dia "D": todos os grupos

15 a 19 de maio – professores

22 a 26 de maio – detentos, adolescentes e jovens internados em medidas socioeducativas

 

Vacina

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS): A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Conforme dados do Ministério da Saúde, a vacina contra gripe reduz as complicações dos casos graves da doença. Além disto, de acordo com o órgão, a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de pessoas internadas com pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações em virtude da influenza.

Voltar

Av. Exp. José Elias Resende n° 312, Fundos – Centro. Piracanjuba – Goiás. Telefone: (64) 3405-1105